A psicanálise serve para tratar a ansiedade?
- Carla Raíssa Silveira
- 7 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2024

Uma das formas pelas quais tomamos ciência do sofrimento psíquico é através da ansiedade. A ansiedade tornou-se uma presença constante na vida de muitas pessoas, como uma companheira indesejada. Permeando diversas esferas da sociedade ela se manifesta de maneiras variadas e pode ser desencadeada por uma série de fatores, desde preocupações cotidianas, pressões sociais até as expectativas pessoais exacerbadas e situações de estresse intensas.
A psicanálise vai tratar a ansiedade sempre que o paciente a reconhecer como algo que prejudica sua qualidade de vida. Falo isso porque a ansiedade não necessariamente será algo negativo, visto que a ansiedade pode ser um impulso motivador para alcançar nossos objetivos ou nos preparar para enfrentar desafios. No entanto, quando ela paralisa em vez de impulsionar, tornando-se um sintoma que afeta a pessoa, é o momento de compreendê-la e tratá-la.
O sintoma ansiedade pode se manifestar de várias maneiras, incluindo palpitações, tremores, sudorese, tensão muscular, dificuldade respiratória, pensamentos acelerados e dificuldade de concentração, entre outros. Em casos mais graves, podem ocorrer ataques de pânico, transtornos de ansiedade generalizada ou fobias específicas, impactando significativamente a qualidade de vida do indivíduo.

O tratamento da angústia e da ansiedade pela psicanálise passa pela compreensão do desejo subjetivo.
Mas afinal o que é isso? Bom, para a psicanálise cada pessoa atribui um significado único e pessoal à ansiedade, com origens diversas e fatores psíquicos individuais no enfrentamento (ou não) de situações da vida.
No trabalho analítico será investigado quais as causas inconscientes para a ansiedade e através da elaboração dessas causas, será possível permitir mudanças positivas e novas formas de enfrentamento. Isso acontece porque quando o paciente se escuta, ele consegue trazer à tona seus sofrimentos mais íntimos, que proporcionam a possibilidade de reflexão e consequentemente, de melhora de sua ansiedade.
Assim com a psicanálise você terá um espaço seguro, onde poderá falar de suas angústias, seus pensamentos, seu funcionamento, identificando e elaborando as questões que lhe causam desconforto e angústia revendo a forma de lidar com elas.
A ansiedade está associada a conflitos inconscientes a que estamos submetidos, muitas vezes ocultos pelo medo de confrontar nossos desejos e limitações, pois cada conflito implica em escolhas a serem feitas. O analista poderá ajudá-lo a compreender seus conflitos e as implicações de suas escolhas, capacitando-o a decidir conscientemente qual é sua melhor escolha.

Analisar os elementos que desencadeiam a ansiedade pode ser uma jornada complexa, exigindo um investimento de tempo e energia por parte do indivíduo. No entanto, à medida que as origens de sua ansiedade são compreendidas e estratégias são delineadas, é possível vislumbrar uma transformação gradual em sua vida cotidiana e experimentar uma melhora significativa em sua qualidade de vida e bem-estar emocional.
Se você está enfrentando sintomas de ansiedade, sinta-se à vontade para entrar em contato para esclarecer suas dúvidas e agendar uma consulta.