Os desafios de morar em outro país.
- Carla Raíssa Silveira
- 12 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2024
Mudar-se para outro país é uma jornada repleta de desafios emocionais e psicológicos.

Quando decidimos nos aventurar em terras estrangeiras, embarcamos em uma jornada de descobertas e movimento. Deixar para trás a familiaridade da terra natal e se aventurar em um ambiente completamente novo pode ser uma experiência emocionante, mas também repleta de obstáculos que nos confrontam no mais profundo da nossa subjetividade.
Um dos desafios de morar em outro país é o choque cultural. As diferenças em costumes, valores, idioma e até mesmo na maneira como as pessoas se comportam podem ser desafiadores. Uma sensação bastante comum é a de estar fora de lugar, desconectado dos espaços e das pessoas como se estivéssemos deslocados, alienados. Adaptar-se a essas diferenças requer tempo e paciência.
O fator linguístico, dependendo da sua familiaridade com a nova língua, pode ser extremamente desafiador. A dificuldade em se expressar e compreender os outros pode levar a sentimento de frustração e inadequação e isso pode ser um grande empecilho para que possamos nos sentir seguros e confiantes mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia, como comprar algo para comer, pedir informações ou resolver conflitos.
Tudo isso somado a complexas camadas de diferenças culturais que, além de afetarem a maneira como nos alimentamos, nos movemos pela cidade e interagimos com as pessoas, também podem provocar profundas alterações na percepção que temos de nós mesmo e da ideia de identidade e pertencimento. Mesmo que você se mude com amigos ou familiares, é comum sentir-se isolado em um novo país. A falta de conexões sociais profundas pode levar à solidão e afetar negativamente o bem-estar emocional.
Embora esses desafios possam parecer assustadores, muitas pessoas que vivem no exterior também experimentam um crescimento pessoal significativo. A capacidade de se adaptar a novos ambientes, aprender com diferentes culturas e expandir sua perspectiva de mundo pode ser incrivelmente enriquecedora e gratificante. Encontrar um equilíbrio entre enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que morar em outro país oferece é essencial para uma experiência bem-sucedida.
Nesse sentido, a psicanálise online pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar pessoas que estão morando em outro país. Fornecendo um espaço seguro para explorar sentimentos, desenvolver habilidades de enfrentamento e promover o crescimento pessoal para lidar com sentimentos de solidão e isolamento, nos convidando a olhar para a incerteza e a ambiguidade que inevitavelmente acompanham qualquer grande mudança de vida.
A psicoterapia online permite o acesso ao apoio terapêutico de onde estiver, auxiliando a diminuir um pouco as distâncias, eliminando as barreiras da língua, culturais e geográficas. Para aqueles que estão longe do seu lugar de origem, muitas vezes sedentos pela escuta da língua materna, as ferramentas e plataformas digitais têm ajudado a garantir o acesso a um acompanhamento psicanalítico com um profissional brasileiro, familiarizado e sensível a essas importantes nuances culturais.
Além da flexibilidade de horários, permitindo que as pessoas agendem sessões de terapia em horários convenientes. A psicoterapia online fornece um espaço seguro e confidencial para explorar e processar sentimentos complexos associados à mudança, como solidão, ansiedade, insegurança e nostalgia.
Morar em outro país é uma jornada de crescimento e transformação, repleta de desafios e oportunidades. A psicanálise pode contribuir nessa jornada, favorecendo que se possa navegar com mais movimento e resiliência, encontrando um novo jeito de estar no mundo e em um novo lar.
Você também pode acessar recursos e apoio à saúde mental. Entre em contato para saber como posso apoiá-lo.